Pular para o conteúdo principal

Diferença entre estoque e almoxarifado

Diferença entre estoque e almoxarifado

É comum os profissionais da área de logística e administração acabarem por se confundir quanto a conceituação dessas duas palavras. Porém, nesse post vamos elucidar cada um deles, de forma que você não confunda mais.




Muitas vezes escutamos um colaborador informando que pretende pegar o produto no estoque, porém essa utilização é equivocada.

Definições

Estoque

É o conjunto de itens que será comercializado. Basicamente, são os produtos sejam eles acabados ou semi-acabados produzidos pela empresa. Isso é o estoque. Quando dizemos que temos estoque de um produto, queremos dizer que temos esses produtos armazenados/guardados. Mas onde esses produtos ficam guardados? 

Almoxarifado

É o espaço destinado para a guarda e conservação dos itens de uma empresa de forma organizada. O almoxarifado pode ser um armazém, depósito, galpão ou qualquer outra estrutura física reservada para o armazenamento de materiais.

Então agora já sabemos quando um colaborador nos perguntar onde ele deve buscar o material a resposta. Pois estoques são os produtos da empresa, e almoxarifado é onde eles ficam armazenados. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, o que é logística?

  Um termo que está em foco hoje em dia, mas que muitas vezes, sua conceituação não coincide com a atuação de fato. O que será então essa tal logística? Uma área cada vez mais valorizada pelas empresas é a logística. As empresas estão se conscientizando da importância de conhecer melhores práticas para trabalhar de maneira integrada com sua cadeia de suprimentos e negócios. A logística e sua conceituação De maneira sintetizada, podemos dizer que a logística significa colocar o produto certo, no local certo, na hora certa e com o menor custo possível. É um conceito muito utilizado também para descrever a sinergia proporcionada pelas operações entre as funções da empresa. A logística não trata somente do transporte, mas também, da armazenagem e logística reversa, sendo uma função técnica dentro da cadeia de suprimentos. A logística no cotidiano Imagine que você pretende fazer um churrasco e vai em um supermercado, visando comprar as carnes. Ao chegar na seção de carnes, logo ao lado você

Diferença entre logística e cadeia de suprimentos (supply chain)

 Se tem uma dúvida que frequentemente surge entre os estudantes do universo de logística e supply chain, é como diferenciar cada uma dessas atividades. Entenda de uma vez por todas o conceito de cada uma. A cadeia de suprimentos (supply chain) é um fluxo de informações e fluxo de produtos. O que queremos dizer com isso?  A logística se caracteriza como uma função técnica dentro da cadeia de suprimentos. Ela tem como foco gerenciar os recursos materiais da empresa desde um planejamento eficiente, estoque e transporte de produtos. A gestão cadeia de suprimentos (SCM) envolve todas as etapas da vida de um produto: compra de matéria prima, produção, estoque, entrega aos consumidores.  Pode-se dizer que gestão da cadeia de suprimentos desenvolveu-se a partir do conceito de logística integrada. A finalidade da gestão da cadeia de suprimentos é assegurar a melhor integração entre todos os processos. Entre outras palavras, a logística cuida da integração dos processos dentro da empresa. E o su