Se tem uma dúvida que frequentemente surge entre os estudantes do universo de logística e supply chain, é como diferenciar cada uma dessas atividades. Entenda de uma vez por todas o conceito de cada uma.
A cadeia de suprimentos (supply chain) é um fluxo de informações e fluxo de produtos. O que queremos dizer com isso?
A logística se caracteriza como uma função técnica dentro da cadeia de suprimentos. Ela tem como foco gerenciar os recursos materiais da empresa desde um planejamento eficiente, estoque e transporte de produtos. A gestão cadeia de suprimentos (SCM) envolve todas as etapas da vida de um produto: compra de matéria prima, produção, estoque, entrega aos consumidores.
Pode-se dizer que gestão da cadeia de suprimentos desenvolveu-se a partir do conceito de logística integrada. A finalidade da gestão da cadeia de suprimentos é assegurar a melhor integração entre todos os processos.
Entre outras palavras, a logística cuida da integração dos processos dentro da empresa. E o supply chain envolve toda a gestão entre empresas (fornecedores, distribuidores, armazéns, consumidores e etc...).
PRINCIPAIS DIFERENÇAS:
De forma sintetizada, podemos dizer que a logística cuida diretamente da aquisição dos insumos, armazenamento e do transporte do produto da origem até a chegada.
Já a cadeia de suprimentos está mais associada à visão estratégica e integral dos processos logísticos.
Explicação bem objetiva, vai ser muito útil em meus estudos!
ResponderExcluir